Curso
NR 10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade

 

Esta Norma Regulamentadora – NR estabelece os requisitos e condições mínimas objetivando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade. Esta NR se aplica às fases de geração, transmissão, distribuição e consumo, incluindo as etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades, observando-se as normas técnicas oficiais estabelecidas pelos órgãos
competentes e, na ausência ou omissão destas, as normas internacionais cabíveis.

 

 Curso 1 –  Básico – 40 horas

Objetivos: Capacitar trabalhadores a intervir em instalações elétricas sobre os riscos decorrentes do emprego da energia elétrica e as principais medidas de prevenção de acidentes em instalações elétricas, de acordo com o estabelecido no Anexo III da NR 10.

Conteúdo programático

  1. introdução à segurança com eletricidade.
  2. riscos em instalações e serviços com eletricidade: a) o choque elétrico, mecanismos e efeitos; b) arcos elétricos; queimaduras e quedas; c) campos eletromagnéticos.
  3. Técnicas de Análise de Risco.
  4. Medidas de Controle do Risco Elétrico: a) desenergização. b) aterramento funcional (TN / TT / IT); de proteção; temporário; c) equipotencialização; d) seccionamento automático da alimentação; e) dispositivos a corrente de fuga; f) extra baixa tensão; g) barreiras e invólucros; h) bloqueios e impedimentos; i) obstáculos e anteparos; j) isolamento das partes vivas; k) isolação dupla ou reforçada; l) colocação fora de alcance; m) separação elétrica.
  5. Normas Técnicas Brasileiras – NBR da ABNT: NBR-5410, NBR 14039 e outras;
  6. Regulamentações do MTE: a) NRs; b) NR-10 (Segurança em Instalações e Serviços com Eletricidade);
  7. c) qualificação; habilitação; capacitação e autorização.
  8. Equipamentos de proteção coletiva.
  9. Equipamentos de proteção individual.
  10. Rotinas de trabalho – Procedimentos. a) instalações desenergizadas; b) liberação para serviços; c) sinalização; d) inspeções de áreas, serviços, ferramental e equipamento;
  11. Documentação de instalações elétricas.
  12. Riscos adicionais:  a) altura; b) ambientes confinados; c) áreas classificadas; d) umidade; e) condições atmosféricas.
  13. Proteção e combate a incêndios: a) noções básicas; b) medidas preventivas; c) métodos de extinção; d) prática;
  14. Acidentes de origem elétrica: a) causas diretas e indiretas; b) discussão de casos;
  15. Primeiros socorros: a) noções sobre lesões; b) priorização do atendimento; c) aplicação de respiração artificial; d) massagem cardíaca; e) técnicas para remoção e transporte de acidentados; f) práticas.
  16. Responsabilidades.

 

Curso 2: Brigadistas Voluntários – Carga horária: 8 horas

Objetivos: Formar Brigadistas Voluntários conforme (IN 028/DAT/CBMSC) para atender as demandas das empresas, conforme exigência do CBMSC.

Brigadista Voluntário: pessoa capacitada por instrutor credenciado no CBMSC, para auxiliar nos serviços de prevenção, combate a principio de incêndio e salvamento, em caráter voluntário, podendo ser usuário ou funcionário da edificação, que exerça outras funções, não sendo remunerado para fins de atuação como Brigadista.

Conteúdo programático teórico:

NOÇÕES DE PRIMEIROS SOCORROS –  Teoria e Prática sobre Noções sobre: Anatomia e Fisiologia humana Princípios de Biossegurança, Sinais vitais e verificação Avaliação Primária e Secundária Parada Respiratória e cardíaca Ferimentos em tecidos moles e Fraturas Traumatismos Crânio Encefálico  – Carga Horária = 4h

 SISTEMAS PREVENTIVOS CONTRA INCÊNDIO –  Teoria e prática sobre Classes de Incêndio Combate a princípios de Incêndio com emprego de extintores Combate a princípios de Incêndio com utilização do sistema gravitacional Noções sobre os Sistemas Preventivos existentes em uma edificação e Evacuação em caso de sinistros Noções sobre auxílio na evacuação da edificação e auxílio de brigadistas particulares quando necessário – Carga Horária = 4h

 

Curso 3 – NR 10 Complementar – Carga horária: 40 horas 

Objetivos: Capacitar trabalhadores que intervenham em instalações elétricas energizadas com alta tensão, que exerçam suas atividades dentro dos limites estabelecidos como zonas controladas e de risco.

Pré-requisito para frequentar este curso complementar, ter participado, com aproveitamento satisfatório, do curso básico NR 10.

Conteúdo programático teórico

  • Organização do Sistema Elétrico de Potencia – SEP.
  • Organização do trabalho: a) programação e planejamento dos serviços; b) trabalho em equipe; c) prontuário e cadastro das instalações; d) métodos de trabalho; e e) comunicação.
  • Aspectos comportamentais.
  • Condições impeditivas para serviços.
  • Riscos típicos no SEP e sua prevenção (*): a) proximidade e contatos com partes energizadas; b) indução; c) descargas atmosféricas; d) estática; e) campos elétricos e magnéticos; f) comunicação e identificação; e g) trabalhos em altura, máquinas e equipamentos especiais.
  • Técnicas de análise de Risco no S E P (*)
  • Procedimentos de trabalho – análise e discussão. (*)
  • Técnicas de trabalho sob tensão: (*) a) em linha viva; b) ao potencial; c) em áreas internas; d) trabalho a distância; e) trabalhos noturnos; e f) ambientes subterrâneos.
  • Equipamentos e ferramentas de trabalho (escolha, uso, conservação, verificação, ensaios) (*).
  • Sistemas de proteção coletiva (*).
  • Equipamentos de proteção individual (*).
  • Posturas e vestuários de trabalho (*).
  • Segurança com veículos e transporte de pessoas, materiais e equipamentos(*).
  • Sinalização e isolamento de áreas de trabalho(*).
  • Liberação de instalação para serviço e para operação e uso (*).
  • Treinamento em técnicas de remoção, atendimento, transporte de acidentados (*).
  • Acidentes típicos (*) – Análise, discussão, medidas de proteção.
  • Responsabilidades (*).

 

Curso 4 Avançado I  Carga horária: 24 horas

Público:  NR 20.11.7 Os trabalhadores que laboram em instalações classe II, adentram na área ou local de extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis e mantêm contato direto com o processo ou processamento, realizando atividades de operação e atendimento a emergências, devem realizar curso Avançado I.

Conteúdo programático teórico:

Inflamáveis: características, propriedades, perigos e riscos; 2. Controles coletivo e individual para trabalhos com inflamáveis; 3. Fontes de ignição e seu controle; 4. Proteção contra incêndio com inflamáveis; 5. Procedimentos em situações de emergência com inflamáveis; 6. Estudo da Norma Regulamentadora n.º 20; 7. Metodologias de Análise de Riscos: conceitos e exercícios práticos; 8. Permissão para Trabalho com Inflamáveis; 9. Acidentes com inflamáveis: análise de causas e medidas preventivas; 10. Planejamento de Resposta a emergências com Inflamáveis;

II) Conteúdo programático prático: Conhecimentos e utilização dos sistemas de segurança contra incêndio com inflamáveis.

OBS: NR 20.11.12 Os trabalhadores que realizaram o curso Avançado I, caso venham a necessitar do curso Avançado II, devem fazer complementação com carga horária de 8 horas, no item 11 e 12 do curso Avançado II, incluindo a parte prática.

 

Curso 5 – Reciclagem 

Objetivos: Atender a NR 10.8.8.2 que diz que deve ser realizado um treinamento de reciclagem bienal e sempre que ocorrer alguma das situações a seguir:

a) troca de função ou mudança de empresa;
b) retorno de afastamento ao trabalho ou inatividade, por período superior a três meses;
c) modificações significativas nas instalações elétricas ou troca de métodos, processos e organização do trabalho.

Carga Horária e conteúdo:  Em consenso com a empresa conforme NR 10.8.8.3 – A carga horária e o conteúdo programático dos treinamentos de reciclagem destinados ao atendimento das alíneas “a”, “b” e “c” do item 10.8.8.2 devem atender as necessidades da situação que o motivou.

Pré-requisito para frequentar este curso de reciclagem, ter participado, com aproveitamento satisfatório, do curso básico NR 10 ou SEP.

LOCAL:  

O Curso poderá ocorrer também in Company com data e horários a definir com a empresa c ontratante. Ou solicite-nos a data do treinamento presencial.

 

INSTRUTOR:  

Os treinamentos são ministrados por profissionais capacitados

 

Vantagens de treinamentos in company:

– Customização de conteúdos.
– Contextualização de acordo com a realidade da empresa.
– Flexibilidade de cronograma.
– Motivação e fortalecimento da equipe.
– Agregar valor  à imagem da empresa.
– Equipe treinada para atender a demanda e satisfação do cliente.
– Redução de custos.

 

Solicite-nos uma proposta: [email protected]

 

Leia a Norma Regulamentadora NR 10, na íntegra:

 

 

 

×
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook
Twitter
YouTube
LinkedIn
Instagram
Entre em contato conosco!