DICAS: EMPRESA X SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

Escrito por Maicon Viviani
Consultor I9 Consultoria

 

A sustentabilidade ambiental é um dos temas cada vez mais presente no ambiente empresarial. Uma vez que sabemos que os recursos naturais são limitados, as práticas sustentáveis de utilização desses recursos deixam de ser uma mera propaganda e se tornam uma necessidade de sobrevivência.

Muitas vezes relacionamos a adoção de práticas ambientais com custos adicionais, porém quando bem planejadas e conduzidas, essas ações possuem um retorno de investimento muito rápido e ainda passam a reduzir custos.

 

ENERGIA ELÉTRICA

1) Substituição de lâmpadas fluorescentes por LED – O consumo de energia elétrica das lâmpadas LED pode ser de até 80% menor se comparado com as lâmpadas fluorescentes convencionais. Isso porque as lâmpadas LED são muito mais eficientes, podendo produzir a mesma quantidade de luz utilizando bem menos energia.

2) Apagar as luzes ao sair – É importante termos a consciência de sempre apagar as luzes ao sair dos ambientes. Procure também priorizar a iluminação natural, quando possível.

 

ÁGUA

3) Instalação de redutores de vazão – Muitas torneiras e descargas possuem um fluxo de água bem maior do que realmente precisamos. Nesses casos, você pode instalar redutores de vazão que reduzem o fluxo de água sem comprometer a eficiência da higienização, podendo gera uma economia de até 60% do consumo de água.

4) Captação de água da chuva – A instalação de sistemas simples de coleta de água da chuva, também pode trazer uma economia significativa no consumo de água da sua empresa. A água coletada pode ser utilizada para lavação de calçadas, regar as plantas e até mesmo para descargas nos banheiros, desde que sejam tomados os devidos cuidados.

 

RESÍDUOS

5) Coleta Seletiva – Separar corretamente os resíduos gerados na sua empresa é a forma mais eficaz de você minimizar os impactos ambientais gerados pelo descarte incorreto de resíduos e ainda gerar uma receita com a venda dos resíduos recicláveis. A reciclagem de resíduos como papel ou plástico só é possível se esses materiais não estiverem contaminados com outros resíduos, por isso a importância da coleta seletiva.

6) Utilização de canecas – A substituição de copos plásticos descartáveis por canecas reutilizáveis para tomar água ou café, pode ser uma prática bastante interessante, uma vez que você deixa de ter o custo com compra de copos plásticos e ainda evita a geração de uma quantidade significativa de resíduos. Mas lembre-se que você precisa de um local adequado para fazer a higienização das canecas.

——————————–

 

Veja o currículo do Consultor, clique aqui.

Translate »
×
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook
Twitter
YouTube
LinkedIn
Instagram
Entre em contato conosco!