Dúvida: O que é previdência PGBL? 

Por que ela é deduzida do Imposto de Renda?

Respondido por Leandro Santos

 

PGBL significa Programa Gerador de Benefício Livre. É uma modalidade de previdência privada, ou seja um investimento com intuito de aposentadoria posterior.

A grande diferença da PGBL para VGBL (outra modalidade de previdência privada) está justamente no imposto de renda.

Enquanto a PGBL permite dedução no imposto de renda, por isso é aconselhado para as pessoas que fazem a declaração completa do imposto de renda, a VGBL não permite dedução no imposto de renda, por isso é aconselhado para as pessoas que fazem a declaração simplificada do imposto de renda.

A previdência PGBL permite dedução no imposto de renda, pois quando houver o resgate, incidirá imposto de renda sobre o valor total. Ou seja, a Receita Federal permite a dedução dos aportes, pois futuramente irá cobrar imposto de renda sobre os aportes resgatados, além dos rendimentos. Funciona igual uma previdência social, onde toda contribuição feita ao longo dos anos de trabalho, são dedutíveis no imposto de renda, mas quando aposentado, o valor recebido pela aposentadoria pode incidir imposto de renda, conforme as regras aplicáveis.

Inclusive é importante destacar que a PGBL só é permitido a dedução no imposto de renda quando o mesmo for contribuinte da previdência social também!

Ou seja, não pode abandonar o sistema de previdência social e apenas contribuir para previdência privada! Ao menos para fins de dedução no imposto de renda.

Diferente da PGBL, a VGBL não permite dedução no imposto de renda, porém quando houver o resgate, o imposto de renda incidente será apenas sobre os rendimentos. Os valores aportados ficam livres de imposto de renda.

 

Visite o site: http://www.leoa.com.br

 

Fonte: Leoa

 

 

Translate »
×
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook
Twitter
YouTube
LinkedIn
Instagram
Entre em contato conosco!