Como evitar os transtornos de uma obra

Escrito por Infraed Engenharia

 

Por menor que seja uma obra, quase sempre que iniciada causa transtornos, incômodos para quem está perto, sem falar dos gastos acima do esperado. Como no caso de empresas que dependem de suas estruturas para gerar renda, a exemplo de indústrias, empresas, portos e centros logísticos, que passam por constantes manutenções e novas construções, é preciso evitar ainda mais as dores de cabeça deste processo aos gestores e funcionários.

Considerando que as empresas costumam ter em seus planejamentos anuais, o orçamento estipulado para determinada construção ou reforma e que por vezes precisam parar a produção ou remanejar suas equipes até que se concluam as obras, quanto mais problemas surgem no decorrer, mais logísticas internas improvisadas são necessárias e mais prejuízos financeiros podem ser acarretados ao empresário.

Por isso, o engenheiro civil e diretor da Infraed Engenharia, Lucas Rocha Montenegro, explica a importância do planejamento prévio feito pela equipe contratada, além dos cuidados particulares para facilitar o início e andamento dos serviços, evitando gastos desnecessários

“Principalmente em obras industriais, é primordial que a empresa contratada realize um laudo técnico ou estudo preliminar, resultando num cronograma executivo detalhado a ser seguido, antes de iniciar o trabalho. Nele deve conter todas as atividades que serão realizadas e expectativas, auxiliando também na logística da empresa para a execução fim.  Com planejamento, o processo se torna transparente e mais assertivo, trazendo mais confiança ao contratante e deixando a responsabilidade do processo para a empresa contratada”, afirma Lucas.

 

Motivo de alerta

 

Por isso a atenção na escolha de uma equipe profissional técnica é importante. Os transtornos de obra, costumam ser intensificados em geral, quando realizado por uma equipe sem preparo. “Uma obra mal planejada e executada pode aumentar um problema construtivo e danificar ainda mais a estrutura, o que certamente, traz gastos muito maiores num futuro próximo”, destaca o engenheiro.

Além disso, a falta de conhecimento para lidar com elementos com corrosão, impermeabilizações, infiltrações ou tratamentos de manifestações patológicas, podem afetar gravemente a estrutura da edificação em questão.

 

Inspeção predial obrigatória

 

Para evitar situações de riscos, alguns municípios brasileiros começaram a exigir por lei, que as edificações passem anualmente por uma vistoria técnica, realizada por um profissional habilitado. A inspeção é a análise das condições técnicas de uso e de manutenção da edificação para a sua conservação e segurança. Nela são avaliadas desde pequenas avarias até situações mais críticas que exijam reparos urgentes.

 

—————————————

Escrito por Infraed Engenharia

 

A Infraed Engenharia oferece tecnologia e alta performance na execução de obras públicas e privadas. É uma empresa com negócios voltados à construção comercial e industrial, ampliações, grandes reformas, restauração, reforço estrutural e impermeabilização.

A equipe técnica multidisciplinar da empresa, atua em diferentes áreas da construção civil, com experiência comprovada em obras de estádios, portos, edificações, espaços industriais e empresariais.  É ainda capacitada para prevenir ou recuperar problemas construtivos e em tratar manifestações patológicas ocasionadas pelos efeitos do tempo, fumaças, impacto de carros ou máquinas e outros fatores.

 

Visite o site: http://infraed.com.br/

×
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook
Twitter
YouTube
LinkedIn
Instagram
Entre em contato conosco!