O que significa ISO ?

 

ISO – significa International Organization for Standardization ou em português Organização Internacional para Padronização.

Site Oficial: https://www.iso.org/home.html

 

Quando foi criada?

 

A primeira edição da ISO/TS 16949, foi originalmente criada em 1999 pela IATF, do inglês International Automotive Task Force.

 

O que é ISO/TS 16949?

 

A ISO /TS 16949 é uma especificação técnica da ISO, alinhada com as normas da França, Alemanha e Estados Unidos, de sistema de gestão de qualidade automotiva.

A ISO/TS 16949 foi desenvolvida pelo setor, a Força Tarefa Automotiva Internacional (IATF, do inglês International Automotive Task Force), com o objetivo de harmonizar os diferentes sistemas de avaliação e certificação da cadeia de suprimentos para o setor automotivo.

 

Qual o escopo da ISO/TS 16949?

 

Esta norma SGQ Automotiva, define os requisitos de sistema de gestão de qualidade para o projeto e desenvolvimento, produção e, quando relevante, montagem, instalação e serviços de produtos automotivos relacionados, incluindo produtos com software embarcado.

 

Quais os objetivos da ISO/TS 16949?

 

Esta norma tem como objetivo o desenvolvimento de um sistema de gestão de qualidade que proporcione a melhoria contínua enfatizando a prevenção de defeitos e a redução da variação e desperdício na cadeia de fornecimento.

 

Quais os resultados esperados?

 

Processos padronizados, eficientes e eficazes.
– Redução de desperdícios;
– Evitar a redução de defeitos;
– Elimina a necessidade de múltiplos certificados para a fabricação de veículos;
– Integração com outros sistemas de gestão;
– Aumento da confiança;
– Oportunidade de negociar internacionalmente.

 

Leia também a Norma NBR ISO 9001:2015

×
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook
Twitter
YouTube
LinkedIn
Instagram
Entre em contato conosco!