Quais as principais mudanças do PBQP-h – SiAC 2016 para o 2018?

por Fernanda – Engenheira Civil e Consultora

Publicada em Setembro/2018 na 3ª Edição da Revista I9 Consultoria – Newsletter

 

Quando mudou?

– Foi publicada no Diário Oficial da União, no dia 15 de junho de 2018, a mudança do SiAC 2016 para 2018.

 

Até quando posso me certificar no SiAC 2016?

– As certificações no regimento antigo podem ser efetuadas até 15 de junho de 2019.

 

Qual a validade da certificação do SiAC 2016?

– Se a empresa se certificou até o prazo de 15 de junho de 2019, esta será válida pelo período de doze meses.

 

Houve uma redução nos dias de auditoria?

– Poderá haver sim uma redução de até 30% no número de HD’s (homem/dia) de auditorias de acordo com os critérios de cada Organismo Certificador, sempre arredondando o resultado para cima.
Os números de HD’s são calculados por meio das Tabelas 1 e 2 do regimento, garantindo um dia de auditoria para cada obra amostrada. É proibido qualquer dimensionamento inferior ao cálculo permitido pelo regimento SiAC.

 

Quais as mudanças significativas nos níveis A e B?

 

Alguns itens no nível B foram encarados diante ao regimento 2018 como “evolutivos”, isto é, antigamente não eram exigidos no SiAC 2016, e na atualização haverá sua implementação. Entre os itens, o que mais se destaca é o Planejamento e Controle de Projetos, havendo a necessidade de planejar o processo de elaboração de projetos destinada ao seu cliente por meio de informações documentadas.

Tantos nos dois níveis houveram algumas mudanças importantes, como os indicadores de sustentabilidade que não precisam ser medidos mês a mês e sim o acumulado ao final da obra que está sendo realizada.

No Plano da Qualidade da Obra deve constar o Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil (PGRCC), de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010), Resolução CONAMA 307/2002, suas alterações e com as legislações estaduais e municipais aplicáveis, o que antigamente não era exigido.

Também no SiAC 2018 é exposto a definição dos meios para assegurar um ambiente de trabalho seguro e saudável, devendo ser apresentado, quando aplicável, a comunicação prévia de início de obra à delegacia Regional do Ministério do Trabalho, PCMAT, PPRA, PCMSO e constituição de Comissão Interna de Prevenção de Acidente: CIPA. Conjuntamente é necessário um maior detalhamento do layout do canteiro de obras, incluindo questões de logística, produção e áreas de vivência.

– No caso de obras de edificações habitacionais, o Plano da Qualidade da Obra, deve considerar juntamente os requisitos de desempenho da ABNT NBR 15575:2013 – Desempenho de Edificações Habitacionais, o Perfil de Desempenho da Edificação (podendo ser classificado como (M) – Mínimo, (I) – Intermediário, (S) – Superior) e o Plano de Controle Tecnológico para cumprir o Perfil de Desempenho.

Agora é necessário também a apresentação das Fichas de Avaliação de Desempenho (FAD’s), isto é, fichas que contém os resultados da avaliação técnica e condições de execução/operação, uso e manutenção do sistema convencional, do Sistema Nacional de Avaliação Técnica de Produtos Inovadores e Sistemas Convencionais (SiNAT). Igualmente é obrigatório a identificação dos produtos inovadores especificados nos projetos com Documento de Avaliação Técnica (DATec). Também a nova norma SiAC 2018 dispensa fornecedor do processo de qualificação quando este possuir o documento da DATec.

Quanto ao controle operacional na obra, a empresa deve determinar o controle de inspeção e monitoramento que garanta a execução do empreendimento que foi planejado pela construtora em seus projetos.

Para liberação de obras e serviços, foi adicionado o requisito que necessita a rastreabilidade de pessoas que autorizaram esta liberação. Também será necessária a rastreabilidade e planos de ação para controle de saídas não conformes.

 

Lembre-se: a atualização dos processos da qualidade é essencial
para a melhoria contínua da sua empresa!

 

Publicada na 3ª Edição da Revista I9 Consultoria: https://www.i9ce.com.br/newsletter-3a-edicao/

 

 

Clique nos links abaixo e leia também:

Novo Regimento SiAC-2018 – Leia Mais ++
Setor de Compras -Norma de desempenho NBR 15.575 – Leia Mais ++ 
Curso de Atualização da Norma SiAC 2018 – PBQP – Outubro em Itajaí – Leia Mais ++
Requisitos Legais de Segurança do Trabalho – Leia Mais ++
×
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook
Twitter
YouTube
LinkedIn
Instagram
Entre em contato conosco!