Utilização do Software Revit como um Diferencial para a Construção Civil

 

Escrito por Fernanda Barros
Engenheira Civil CREA-SC 146355-7 e Consultora I9 Consultoria

 

O que é Revit?

 

Revit é um software da Autodesk, no qual é possível desenhar elementos, gerenciar, contabilizar insumos do projeto no qual se deseja. Para iniciar um projeto, o usuário realiza a modelagem dos elementos de construção, isto é, utilização de elementos em 3D, de forma realista e similar que se encontra na obra. Este é um dos softwares utilizados na plataforma BIM. É importante salientar que na Europa este sistema já está implantado nos órgãos fiscalizadores. No Brasil, as prefeituras já estão se adequando a esta realidade, e serão aceitos somente projetos neste formato em um futuro próximo.

 

 

O que é o sistema BIM?

 

Antigamente, todos os projetos eram realizados em 2D, muitas vezes sem ser compatibilizados, porém o “Building Information Modeling” (BIM), em português, “Modelagem da Informação da Construção” é uma forma de projetar multidisciplinarmente: enquanto o projetista arquitetônico trabalha no seu projeto, o projetista estrutural já consegue identificar e compatibilizar os dois projetos em tempo real, assim como os demais, tendo como oportunidade testar soluções construtivas antes que o empreendimento seja executado, inviabilizando os erros.

 

Quais as vantagens da utilização deste software?

 

1 – Compatibilização de soluções construtivas: com o REVIT é possível realizar a compatibilização com as soluções construtivas sugeridas por outros profissionais que estão realizando o projeto em conjunto. Também, na hora da realização da execução do empreendimento, a equipe técnica não terá surpresas (que normalmente acarretam em prejuízos financeiros para a construtora), pois o projeto será realizado passo a passo e em 3D, facilitando a visualização do mesmo.

 

2 – Especificação de insumos: para projetar no software é necessário um certo domínio sobre as etapas construtivas do empreendimento, pois é necessário realizar o sistema construtivo inteiro. Por exemplo: para projetar uma parede, não é apenas projetar em linhas (como antigamente feita no sistema 2D), mas é necessário projetar todas as camadas da mesma, como um sistema “sanduíche”: pintura, reboco, e o bloco cerâmico. Com isso, o REVIT calcula automaticamente as quantidades de cada insumo, facilitando a compra dos materiais.

 

3 – Plantas humanizadas: também é possível realizar planta humanizadas, vistas em 3D, caminhamento solar, e renderização.

 

4 – Agilidade para realização de projetos: antigamente os cortes dos projetos eram realizados manualmente. No REVIT conseguimos fazer automaticamente, em apenas um clique, reduzindo os erros de projeto a quase zero!!  Também, a realização de plotagens, inserção de portas, janelas, mobiliário e escala ficaram muito mais fáceis!

 

5 – Estudo de terrenos: no REVIT é possível a realização em 3D do terreno no qual a edificação está inserida, deixando o projeto muito mais realista. Possuindo a planta planialtimetrica, com apenas alguns cliques você terá todo o terreno (dividido por materiais: terra, areia, rocha, etc) projetado em 3D. Chega de surpresas na execução da obra, desperdício de dinheiro com soluções ineficientes. Projete com o software REVIT.

×
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook
Twitter
YouTube
LinkedIn
Instagram
Entre em contato conosco!