NBR ISO 10018:2020 – Engajamento de pessoas

Segunda edição 09.02.2022

O que significa ISO ?

 

ISO – significa International Organization for Standardization ou em português Organização Internacional para Padronização.

Site Oficial: https://www.iso.org/home.html

 

 

O que é NBR ISO 10018:2020 ?

 

ISO 10018: 2020  – Gestão da qualidade – Orientação para o engajamento de pessoas.

Esta ISO fornece diretrizes para envolver as pessoas no sistema de gestão da qualidade de uma organização e aprimorar seu envolvimento e competência dentro dela. Está na sua Edição 02 e foi publicada em 04/2020.

Esta segunda edição cancela e substitui a primeira edição ( ISO 10018: 2012 ), que foi tecnicamente revisada. As principais alterações em comparação com a edição anterior são as seguintes:
  •  de acordo com os princípios revisados ​​de gestão da qualidade ISO, o “envolvimento de pessoas” foi alterado para “engajamento de pessoas”;
  •  as diferentes cláusulas foram vinculadas às da ISO 9001: 2015 ;
  •  uma seção menor foi dedicada à competência, pois a maior parte desse texto foi transferida para a ISO 10015: 2019 revisada

 

Foco da norma: ENGAJAMENTO

 

As empresas ainda encontram muitas dificuldade em engajar sua equipe nos processos de Gestão da Qualidade, no contexto cultural, de valores, percepções, práticas, mapeamento de processos.

A ISO 10018:2020 defini ENGAJAMENTO como:

“O envolvimento das pessoas é o compromisso emocional que as pessoas têm com a organização e seus objetivos. Esse comprometimento emocional significa que as pessoas envolvidas realmente se preocupam com seu trabalho e sua organização. Eles não trabalham apenas com um salário ou apenas na próxima promoção, mas trabalham em direção aos objetivos da organizaçãoQuando consideramos o envolvimento com a qualidade, é uma extensão desse compromisso emocional.” (ISO 10018:2020)

Na contratação de pessoas, uma organização deve considerar o alinhamento de valor e as habilidades. As dificuldades práticas para alcançar o engajamento incluem os seguintes exemplos:
– a qualidade tem a reputação de estar ligada à conformidade, em vez de uma busca coletiva pela excelência;
– a qualidade é vista como uma disciplina técnica e não “a melhor maneira de fazer as coisas” serem relevantes para todos;
 linguagem e ferramentas podem ser usadas para fazer com que a qualidade pareça inacessível para aqueles que não são treinados formalmente;
– os profissionais de qualidade geralmente carecem das “habilidades mais brandas” necessárias para mudar o paradigma.

 

Quais são as possíveis etapas de ação para o engajamento?

Fala-se tanto em engajamento de pessoas, mas muitas vezes não sabemos como fazer isto, não é mesmo? Mas a NBR ISO 10018, trás para organização orientações que pode ajudar a melhorar.

Segunda a norma, alguns métodos que usam o engajamento de pessoa para desenvolver e gerenciar a estratégia na  NBR ISO 10018 incluem:

  • Determinar os resultados esperados;
  • Envolver as partes interessadas e definir contribuições;
  • Esclarecer a compreensão de seus papéis individuais na implementação da estratégia;
  • Melhora a competência das pessoas alinhadas à estratégia;
  • Compreender os efeitos do não desenvolvimento da qualidade para organização interna e para as partes interessadas pertinentes.

 

 

A quem se aplica esta norma?

A Norma é aplicável a qualquer organização, independentemente de seu tamanho, tipo ou atividade.

 

Diretrizes da Norma ISO 10018:2020:

– Contexto da organização e da Cultura da Qualidade;
– Liderança;
– Planejamento e estratégia;
– Conhecimento e conscientização;
– Competência;
– Melhoria.

 

Leia mais sobre outras normas relacionadas a área da qualidade: 

 

NBR ISO 9001:2015 – Sistema de Gestão da Qualidade

 

 

Onde posso comprar esta norma?

Target

ABNT

Fonte: ISO 

Select language
×
Entre em contato conosco!