Dica: O que é um canal de denúncias?

 

Escrito por Ana Maria Kalinke
Consultora e Auditora Líder

 

 

O canal de denúncias é desenvolvido principalmente em empresas que possuem alguma relação com processos licitatórios e prestação de serviços para órgãos públicos.

Ele contribui para a identificação de Conduta errada de funcionários, ligados a ética, compliance, corrupção e suborno, no entanto, o assédio tem sido reportado de igual forma.

Essa é uma boa forma de avaliar seus funcionários e identificar condutas suspeitas ou lesivas, as denúncias se dão de forma anônima e são avaliadas por pessoas especializadas que garantem a confidencialidade das informações até a sua apuração.

Ao sofrer ou visualizar desvios, denuncie.

 

———————-

Qualquer empresa pode criar um canal de denúncias?

 

Sim, qualquer empresa pode criar um canal de denúncias

A medida que as empresas crescem, torna-se mais difícil saber tudo o que acontece dentro da mesma. As empresas querem ter seu diferencial para destacar-se no mercado, e estes em muitas está sendo a: conduta, ética e transparência.

O objetivo deste canal é relatar à direção o que acontece na empresa, ou seja práticas inadequadas que não estão de acordo com o código de conduta, ética e compliance da organização.

 

O que pode ser denunciado neste canal?

Fatos como: fraudes, furtos, suborno, assédio moral ou sexual, má conduta, manipulação dados, desvios, conflito de interesses, entre outros podem ser relatados.

Uma outra sugestão é a implementação da ISO 19600 (Compliance) e ISO 37001 (Gestão Antissuborno).

 

———————-

 

A I9 Consultoria possui um canal de denúncias, que é reportado para um responsável que analisará, tomará as devidas providências e dará um feedback. Tudo será mantido em sigilo.

Ouvidoria: [email protected]

 

———————-

Quer implementar um canal de denúncias e não sabe por onde começar?
Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar sua empresa.

 

Select language
×
Entre em contato conosco!