NBR ISO 28000:2009

Segurança na Cadeia Logística

Segurança é sim um tema importante de nossas vidas e
merece a devida atenção

 

Escrito por Altamir Steil Junior

Diretor I9 Consultoria e Auditor Líder da ISO 28000 e OEA

 

Um dos assuntos mais evidentes nos últimos tempos é a segurança. Periodicamente, em rodas de amigos, trabalho, faculdade, cursos e diversas situações.

Segurança é sim um tema importante de nossas vidas e merece a devida atenção, em qualquer área, a qualquer momento.

Quando falamos profissionalmente, a área de logística é uma das mais afetadas pelo tema segurança, justamente por sua extensão e complexidade. Porém, a grande maioria das pessoas vincula dois tipos de serviços: Transporte e Armazenagem. No entanto a cadeia logística é muito mais abrangente e envolve diversos processos, desde a gestão da matéria-prima até o consumidor final.

 

Neste processo, três grandes grupos são bem segmentados:

SUPRIMENTOS: participante da cadeia logística, este grupo é responsável pelo gerenciamento da matéria-prima e componentes. Envolve o fornecedor, o transporte, armazenagem e distribuição dessa matéria-prima; até que cheguem nas indústrias e possam ser transformadas.

PRODUÇÃO: este grupo recepciona a matéria-prima e administra a mesma para o processo de transformação. Neste momento, o fluxo de materiais, armazenagem na própria indústria ou armazéns intermediários, abastecimento de equipamentos, transformação e expedição de produtos acabados.

DISTRIBUIÇÃO: este grupo da cadeia gerencia as demandas de consumo e canais de distribuição. Compreende estoque de produto acabado, armazenagem e entrega ao cliente.

 

Pensando nesta cadeia, em 2009 foi lançada a NBR ISO 28000 – Segurança da Cadeia Logística. Norma esta, que consiste em planejar cada etapa da empresa para o maior segurança da cadeia como um todo, até entrega ao cliente.

Analisar riscos, mitigar ações para impedí-los ou amenizá-los, definir política de atendimento da cadeia logística, mapear processos, criar controles e garantir a todos os elos da cadeia que suas atividades foram extremamente seguras.

 

Então, toda empresa pode certificar na norma NBR ISO 28000?

Sim, toda empresa que tenha vínculo com a cadeia logística. É importante demonstrar aos seus parceiros comerciais seu comprometimento com a segurança. Portanto se você é atuante nos setores primários (extração de matéria-prima), secundários (indústria) ou terciários (serviços e bens imateriais), pode buscar a certificação.

 

Entre alguns benefícios desta norma, destacamos aqui os principais:

1. Melhoria da eficiência e eficácia das operações.
2.Melhoria da gestão de riscos de processos e redução do impacto potencial de falhas.
3. Redução de perdas financeiras, custos e melhoria de rentabilidade.
4. Melhoria do grau de confiança de parceiros comerciais nos mercados interno e externo.

 

Então como podemos começar a implementar a norma? Que saber mesmo? Entre em contato conosco


 

Clique aqui e leia o currículo de Altamir
Artigo publicado em nossa Revista I9 Consultoria – Edição 9 – 1 – 2020


 

Quer saber mais sobre esta norma? Entre em contato conosco!

Clique aqui e inscreva-se para receber novidades!

 

Translate »
×
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook
Twitter
YouTube
LinkedIn
Instagram
Entre em contato conosco!