Programa de Transporte Sustentável de cargas

Programa de Logística Verde Brasil (PLVB)

Escrito por Sandro Sabino

Consultor com 18 Anos de Experiência nas áreas de segurança, meio ambiente e qualidade em empresas de médio e grande porte.

 

Todas empresas no ramo de transportes que desejam contribuir para a sustentabilidade, assumindo o compromisso com sua responsabilidade socioambiental, deve buscar conhecer e se tornar membro do Programa de Logística Verde Brasil (PLVB).

Este programa lançado em 2016 é uma iniciativa estratégica de um grupo de empresas privadas (denominadas Empresas Membros) que reflete o compromisso com sua responsabilidade socioambiental. O PLVB busca capturar, integrar, consolidar e aplicar conhecimentos com o objetivo de reduzir a intensidade das emissões de gases de efeito estufa, em particular o dióxido de carbono (CO2), dos poluentes atmosféricos e também melhorar a eficiência logística e do transporte de carga no Brasil.

O PLVB trabalha com o desenvolvimento progressivo de um programa nacional de sustentabilidade logística que dará autonomia e treinará embarcadores, operadores de transporte, prestadores de serviços logísticos e todos os agentes que apoiem e/ou atuem nestas atividades. Disponível em http://plvb.org.br/o-que-e-plvb/. Acesso em: 24 maio, 2019.

O PLVB tem foco no controle de emissões de CO2/CO2e, poluentes atmosféricos (CO, SOx, NOx, PM, HC) e black carbono, e abrange soluções para veículos (por exemplo: biocombustíveis, “pneus verdes”, aprimoramento da aerodinâmica, telemática, veículos elétricos etc), operação de frotas (por exemplo: otimização do carregamento dos veículos, compartilhamento de veículos, ecodriving, roteirização inteligente etc), transferência modal (por exemplo: de caminhões para bicicletas, transporte intermodal etc) entre outras soluções. Disponível em http://plvb.org.br/o-que-e-plvb/. Acesso em: 24 maio, 2019.

Os membros do PLBV devem desenvolver planos e implementar ações com base no conhecimento adquirido e compartilhado conforme o programa evolui, sempre com orientação da academia do PLBV.

As empresas que aderirem ao programa e cumprir com suas ações, podem usufruir dos objetivos específicos do PLBV:

  • Gerando valor para o negócio das Empresas Membro;
  • Aprimorando a eficiência da logística e do transporte de carga;
  • Reduzindo os custos das operações logísticas;
  • Reduzindo o consumo de energia fóssil;
  • Difundindo o conhecimento sobre logística e sustentabilidade;
  • Reduzindo as emissões de gases de efeito estufa (GEE) e poluentes atmosféricos das operações logísticas;
  • Influenciando o comportamento do mercado;
  • Proporcionando o estabelecimento de parcerias entre as Empresas Membro Líderes do PLVB;
  • Gerando valor e construindo um futuro melhor para a sociedade.

 

Neste contexto, consideramos importantíssimo este programa para o transporte de carga em função da sua dependência do uso de combustíveis derivados do petróleo, principal função logística, sendo um importante contribuinte da emissão mundial de dióxido de carbono (CO2), principal gás de efeito estufa (GEE) e contribui para as mudanças climáticas decorrentes do aquecimento global.

As empresas interessadas em conhecer um pouco mais do programa, podem acessar o site do PLBV  http://plvb.org.br/o-que-e-plvb/ e/ou entrar em contato com a I9 Consultoria que já está prestando serviços na área de sustentabilidade para setores logísticos/transportes da região do vale do Itajaí em SC.

 

×
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook
Twitter
YouTube
LinkedIn
Instagram
Entre em contato conosco!