O que significa SASSMAQ?

 

SASSMAQ – Sistema de Avaliação de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade.

 

O que é SASSMAQ?

 

É um sistema de avaliação de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade direcionado a avaliação de operadores logísticos que atendem a indústria química.

A indústria química mundial utiliza em larga escala os serviços logísticos oferecidos por terceiros para armazenar, manusear e transportar matérias-primas, intermediários e produtos químicos industrializados. As empresas químicas precisam garantir-se de que essas operações são conduzidas de maneira segura, com qualidade e respeitando as legislações específicas, preservando a segurança dos colaboradores, do público e do meio ambiente.

Antes do Sistema de Avaliação em Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SASSMAQ), a indústria qualificava seus fornecedores de logística com auditorias periódicas realizadas por seus auditores. Esse processo levava a uma abordagem fragmentada e a uma multiplicidade de programas de auditoria, que causavam distorções quanto aos métodos e resultados obtidos, sem padrão definido e sem a identificação de um programa de gestão que promovesse melhoria contínua.

O SASSMAQ é uma ferramenta para avaliação dos sistemas de gestão ambiental, de saúde, da segurança e da qualidade dos prestadores de serviços. O SASSMAQ oferece um mecanismo para a avaliação de um Sistema de Gestão que oriente a Organização para um processo de melhoria contínua orientando para respostas diretas sobre os pontos fortes e fracos observados durante a auditoria.

 

 

Quais os objetivos da Certificação SASSMAQ?

 

O objetivo do Sistema de Avaliação de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade – Sassmaq é reduzir, de forma contínua e progressiva, os riscos de acidentes nas operações de transporte e distribuição de produtos químicos. O sistema foi lançado pela Abiquim em maio de 2001 e abrange todos os modais de transporte, bem como Terminais de Armazenagem e Estações de Limpeza.

 

Quem é responsável pelo gerenciamento do SASSMAQ?

 

A Abiquim (Associação Brasileira da Indústria Química) – É responsável pelo gerenciamento do Sistema de Avaliação de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade.

 

O certificado SASSMAQ é obrigatório?

 

A avaliação pelo Sassmaq não é obrigatória, mas sua aplicação gera um importante diferencial para as empresas certificadas pelo sistema pela comprovação de que oferecem serviços qualificados nas operações de logística.

 

Quais requisitos devem ser atendidos para o recebimento do Termo de Avaliação?

 

A empresa de prestação de serviços de logística deve atender:
– 100% dos requisitos mandatórios (M)
– 70% dos requisitos indicados pela indústria química (I).

 

Onde posso saber mais informações sobre o SASSMAQ?

 

No site da ABIQUIM – http://canais.abiquim.org.br

 

 

Como sei que a empresa está mesmo certificada no SASSMAQ?

 

Quer saber se a empresa que está contratando é mesmo certificada no SASSMAQ?

Para isso Clique neste link >> http://canais.abiquim.org.br/sassmaq/rodoviario/empresas.asp e faça a busca utilizando os filtros que possuir: Nome da empresa, classificação de carga ou estado.

 

Quais Organismos estão credenciados atualmente no SASSMAQ?

 

Implantou e agora quer orçar e solicitar uma auditoria externa, por um organismo certificador credenciado a ABIQUIM?

 

Clique neste link e veja: http://canais.abiquim.org.br/sassmaq/rodoviario/auditoras.asp

 

 

Quer uma proposta de Consultoria e Auditoria Interna para certificar sua empresa no SASSMAQ? 

Entre em contato, fale com um de nossos consultores e agende uma visita, temos profissionais capacitados para lhe atender.

×
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook
Twitter
YouTube
LinkedIn
Instagram
Entre em contato conosco!