Certificado Digital – Por que você ou sua empresa precisam dele?

 

 

O que é um Certificado Digital? 

 

O Certificado Digital é um arquivo eletrônico, como se fosse uma assinatura digital. E funciona como uma identidade virtual que permite a identificação segura e inequívoca do autor de uma mensagem ou transação feita em meios eletrônicos, como a web.

Certificação Digital é uma ferramenta que permite que aplicações como comércio eletrônico, assinatura de contratos, operações bancárias, iniciativas eletrônicas de governo, entre outras, sejam realizadas. Os Certificados contêm os dados de seu titular, como nome, número do registro civil, assinatura da Autoridade Certificadora que o emitiu, entre outros, conforme especificado na Política de Certificado de cada Autoridade Certificadora.

 

Para que serve um Certificado Digital?

 

Dentre algumas atividades que podem ser realizadas com segurança, o certificado digital serve para:

– Assinatura e envio de documentos por internet;
– Entrar (fazer login) em ambientes virtuais com segurança;
– Realização de transações bancárias seguras;
– Garantia da validade jurídica dos documentos eletrônicos;
– Desburocratizar processos, já que desta forma dispensa o reconhecimento de firmas em documentos;
– Redução de custos e tempo, já que os serviços podem ser realizados via internet.

 

 

Quem pode ter um certificado digital?

 

Qualquer pessoa (física ou jurídica) que desejam realizar transações de maneira autenticada e segura.

 

 

O certificado digital é obrigatório?

Para algumas pessoas, o certificado digital é uma exigência. Por exemplo empresas que emitem notas fiscal eletrônica; empresas que estão inscritas no regime tributário de lucro real e presumido; dentre outras.

 

 

Quais os tipos de Certificados mais comuns?

 

1. e-CNPJ: é como um CNPJ virtual e serve para emissão de nota fiscal eletrônica por exemplo. O e-CNPJ é um Certificado Digital  emitido para empresas, oferecendo validade jurídica aos atos eletrônicos realizados na Receita Federal, como o envio de declarações e acessos ao e-CAC. O e-CNPJ deve ser emitido para o representante legal da empresa. É indicado para identificar uma empresa através de seu representante legal perante a Receita Federal e busca uma solução completa para uso do Certificado.

O e-CNPJ também é indicado para: Conectividade Social ICP – Recolhimento FGTS; NF-e – Nota Fiscal eletrônica; CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados; DACON – Demonstrativo de Apuração de Contribuições Sociais; DCTF – Declarações de Débitos e Créditos Tributários Federais; DIPJ – Declaração de Informações Econômico-Fiscais das Pessoas Jurídicas; entre outros.

 

2. e-CPF: funciona como o CPF virtual. O e-CPF também é indicado para:  DACON – Demonstrativo de Apuração de Contribuições Sociais; DCTF – Declarações de Débitos e Créditos Tributários Federais; DIPJ – Declaração de Informações Econômico-Fiscais das Pessoas Jurídicas; SPED – Sistema Público de Escrituração Digital; EFD – Escrituração Fiscal Digital; entre outros.

 

 

Quer fazer seu Certificado Digital e tem dúvidas ou não sabe onde? 

 

Entre em contato conosco e esclareceremos todas as dúvidas e ajudaremos você ou sua empresa neste processo.

 

 

×
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook
Twitter
YouTube
LinkedIn
Instagram
Entre em contato conosco!