ISO 28000:
5 Dicas para a Gestão de Segurança da Cadeia Logística

 

Escrito pelo Consultor por Maicon Viviani

 

ISO 28000:2009 é uma norma de sistema de gestão que tem como principal objetivo melhorar a segurança da cadeia logística de uma organização. Requer que a organização avalie o ambiente de segurança operante e determine se as medidas de segurança encontram-se implantadas, bem como, se requisitos regulamentares de segurança já existentes estão sendo cumpridos pela empresa.

Confirma abaixo 5 dicas para melhorar a gestão de segurança da cadeia logística da sua empresa:

 

DICA 1 – Controle de Acesso:

O uso de práticas de controle de acesso de pessoas, tais como:

  • dispositivos de travamento com leitura biométrica;
  • solicitação de documento com foto para visitantes;
  • utilização de recursos de identificação visual (uniforme, crachá com foto, etc); e
  • o controle de entrega de chaves e outros dispositivos de acesso, são fundamentais para inibir o acesso e circulação de pessoas não autorizadas na empresa.

 

 

DICA 2 – Recrutamento e Seleção, Acompanhamento e Desligamento:

É muito importante também que a empresa identifique os cargos que são sensíveis em relação à segurança da cadeia logística; realize uma investigação do histórico pessoal e profissional antes da contratação de novos funcionários ocupantes de cargos sensíveis; estabeleça um acompanhamento periódico desses funcionários, e adote ainda um procedimento para garantir a revogação de todos os acessos em caso de desligamento.

 

 

DICA 3 – Monitoramento por Câmeras:

A instalação de um sistema de monitoramento por câmeras tem como objetivo inibir a prática de atos ilícitos e permitir a verificação do histórico de acessos de pessoas, para investigação das causas em caso de um incidente. É importante se atentar à qualidade das imagens e ao tempo de armazenamento das filmagens.

 

 

DICA 4 – Política de Segurança da Informação:

 

Com o uso cada vez mais frequente das tecnologias digitais, é indispensável que a empresa implemente uma política de segurança da informação, contento as diretrizes para o uso seguro dos recursos de informática, visando a proteção das informações confidenciais à segurança da cadeia logística.

Os controles devem incluir no mínimo o uso de senhas de acesso e alteração periódica dessas;  proteções de acesso à rede de dados da empresa; regras para utilização de equipamentos móveis e a realização periódica do back-up das informações.

 

 

DICA 5 – Termo de Sigilo e Confidencialidade:

 

O termo de sigilo e confidencialidade é um acordo jurídico entre a empresa e os funcionários, visando assegurar que as informações confidenciais da atividade não sejam divulgadas, incluindo as informações referente a segurança da cadeia logística.

A aplicação desse termo para todos os funcionários, além de demostrar uma preocupação da organização com relação à confidencialidade dos seus dados, resguarda a empresa juridicamente em caso de um vazamento de informação.

 

 

————————————————-

Você sabia que pode solicitar uma proposta e escolher este consultor para trabalhar em seu projeto?

Clique aqui e veja o currículo deste consultor e de nossa equipe.

————————————————-

Quer implementar a ISO 28000 em sua empresa?
Fale com nossa equipe de consultores e esclareça suas dúvidas.

Fale com um Consultor

Select language
×
Entre em contato conosco!