NBR ISO 14971:2019
Dispositivos médicos – Aplicação de gerenciamento de ISO 14971risco a dispositivos médicos

 

 

O que significa ISO ?

 

ISO – significa International Organization for Standardization ou em português Organização Internacional para Padronização.

Site Oficial: https://www.iso.org/home.html

 

 

Quando foi criada?

 

Criada em Genebra, na Suíça, em 1947.

 

 

O que é ISO 14971?

 

A ISO 14971:2019 especifica, princípios e um processo para a gestão de riscos de dispositivos médicos , incluindo software como um dispositivo médico e em diagnóstico in vitro dispositivos médicos.

O objetivo é auxiliar os fabricantes de dispositivos médicos a identificar os perigos associados ao produto médico, estimar e avaliar os riscos associados, controlar esses riscos e monitorar a eficácia dos controles.

Os requisitos desta norma são aplicáveis ​​a todas as fases do ciclo de vida de um dispositivo médico. O processo descrito neste documento se aplica aos riscos associados a um dispositivo médico, como:

  • riscos relacionados à biocompatibilidade;
  • segurança de dados e sistemas;
  • Eletricidade;
  • Peças móveis;
  • Radiação e usabilidade.

Os riscos podem estar relacionados também a lesões, não apenas para o paciente, mas também para o usuário e outras pessoas. Os riscos também podem estar relacionados a danos à propriedade (por exemplo, objetos, dados, outros equipamentos) ou ao meio ambiente.

O processo descrito neste documento também pode ser aplicado a produtos que não são necessariamente dispositivos médicos em algumas jurisdições e também podem ser usados ​​por outras pessoas envolvidas no ciclo de vida do dispositivo médico .

Esta norma exige que os fabricantes estabeleçam critérios objetivos para aceitabilidade de risco, mas não especifica os níveis de risco aceitáveis. A gestão de riscos pode ser parte integrante de um sistema de gestão da qualidade. No entanto, este documento não exige que o fabricante tenha um sistema de gestão da qualidade implantado.

 

 

Clique nos links abaixo e  leia sobre outras normas:

 

NBR ISO 9001:2015 – Sistema de Gestão da Qualidade

NBR ISO 14001:2015 – Sistema de Gestão Ambiental

NBR ISO 45001:2018 – Sistemas de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional

 

Fonte: ISO 

 

Select language
×
WhatsApp chat