ISO 22361:2022
Gerenciamento de Crises

Publicada em 10/2022 – Edição 1

Como você gerencia as crises em sua organização? 

 

A ISO 22361:2022 foi desenvolvida para auxiliar no projeto e no desenvolvimento contínuo da capacidade de gerenciamento de crises de uma organização. Ele estabelece princípios e práticas necessários para todas as organizações.
As crises apresentam às organizações desafios complexos e, possivelmente, oportunidades que podem ter consequências profundas e de longo alcance. A capacidade de gerenciamento de crises de uma organização e sua capacidade de gerenciar um ambiente em mudança são fatores-chave para determinar se uma situação ou incidente tem o potencial de representar uma ameaça séria ou existencial para a organização e seu ambiente. A crise que afeta uma organização pode fazer parte de uma crise mais ampla.
Para garantir que a capacidade de gerenciamento de crises tenha o resultado desejado, a organização deve fornecer:
 liderança comprometida;
 estruturas (por exemplo, financiamento, comunicações, relacionamentos e vínculos, equipamentos, instalações, gerenciamento de informações, princípios, processos e procedimentos);
 uma cultura de apoio (por exemplo, valores, ética, código de conduta);
 pessoal competente (por exemplo, conhecimento, habilidades e atitude, pensamento flexível).
A capacidade de gerenciamento de crise de uma organização será influenciada por seu relacionamento com outras áreas interdependentes, como gerenciamento de riscos, continuidade de negócios, segurança da informação, segurança física, segurança, proteção civil, resposta a incidentes e gerenciamento de emergência.
A organização deve adotar uma abordagem estruturada para o gerenciamento de crises, aplicando um conjunto de princípios sobre os quais uma estrutura de gerenciamento de crises pode ser desenvolvida. Esses princípios inter-relacionados, estrutura e elementos de processo aplicáveis ​​apóiam a implementação de uma capacidade de gerenciamento de crises de maneira intencional, consistente e rigorosa (consulte a Figura 1 – Imagem: ISO).
princípio (ver 4.5 )
quadro (ver 5.2 )
processo (ver 5.3 )

Escopo: A norma ISO 22361:2022  fornece orientação sobre gerenciamento de crises para ajudar as organizações a planejar, estabelecer, manter, revisar e melhorar continuamente a capacidade estratégica de gerenciamento de crises. Esta orientação pode ajudar qualquer organização a identificar e gerenciar uma crise.

Para quem serve? É aplicável à gestão de topo com responsabilidades estratégicas para a entrega de uma capacidade de gestão de crises em qualquer organização. Também pode ser usado por aqueles que operam sob a direção da alta administração.

 

“Um evento súbito e inesperado que leva a grande agitação entre os indivíduos no local de trabalho é chamado de crise organizacional. Em outras palavras, a crise é definida como qualquer situação de emergência que perturba os funcionários, bem como leva à instabilidade na organização. A crise afeta um indivíduo, grupo, organização ou sociedade como um todo. A gestão de crises prepara os indivíduos para enfrentarem imprevistos e as condições adversas na organização com coragem e determinação. Os funcionários se adaptam bem às mudanças repentinas na organização, os funcionários podem entender e analisar as causas da crise e lidar com ela da melhor maneira possível; e a gestão de crises ajuda os gerentes a elaborar estratégias para sair de condições incertas e também decidir sobre o curso de ação futuro. Ajuda os gestores a sentir os primeiros sinais de crise, alertar os colaboradores para as consequências e tomar as precauções necessárias para a mesma.
A gestão de crises envolve lidar com as crises de maneira a minimizar os danos e permitir que a organização afetada se recupere rapidamente. Lidar adequadamente com uma crise pode ser especialmente importante para as relações públicas de uma empresa. As crises ocorrem de várias formas e é recomendável que uma empresa esteja preparada com antecedência com um plano de gestão de crises.” (Revista AdNormas)

 

Select language
×
Entre em contato conosco!