O que é Logística Reversa?

 

A logística que trata do fluxo físico dos produtos, ou seja, é um conjunto de procedimentos e métodos utilizados para fazer a coleta correta de resíduos sólidos e dar o devido encaminhando do produto após seu uso (pós-consumo) para empresa, seja para o reaproveitamento ou destinação correta dos resíduos.

O objetivo dar o encaminhamento correto principalmente com os seguintes produtos: pneus; pilhas e baterias; embalagens e resíduos de agrotóxicos; lâmpadas fluorescentes, de mercúrio e vapor de sódio; óleos lubrificantes automotivos; peças e equipamentos eletrônicos e de informática; e eletrodomésticos. Reduzindo assim o volume deste resíduos gerados e os impactos à saúde humana e ao meio ambiente.

 

 

Existe uma lei para o descarte de resíduos?

 

Sim, a logística reversa ganhou força com a Lei Nº 12.305, de 02 de agosto de 2010 e seu regulamento  Decreto Nº 7.404 de 23 de dezembro de 2010, destacam-se a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos e a logística reversa.

Esta Lei institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), dispondo sobre seus princípios, objetivos e instrumentos, bem como sobre as diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento de resíduos sólidos, incluídos os perigosos, às responsabilidades dos geradores e do poder público e aos instrumentos econômicos aplicáveis. E estão sujeitas à observância desta Lei as pessoas físicas ou jurídicas, de direito público ou privado, responsáveis, direta ou indiretamente, pela geração de resíduos sólidos e as que desenvolvam ações relacionadas à gestão integrada ou ao gerenciamento de resíduos sólidos.

 

Quais as vantagens da Logística Reversa para as empresas?

 

– Redução de custos.
– Melhoria no processo produtivo.
– Adequação a legislação (como a Lei Nº 12.305).
– Melhoria do processo produtivo.
– Melhoria do desempenho ambiental.
– Aumento da competitividade de produtos e serviços.
– Abertura de novos mercados e aumento da vantagem competitiva.

 

Leia mais sobre a NBR ISO 14001:2015 – Gestão Ambiental.

 

 

Vídeo do Programa Água Brasil sobre resíduos sólidos: 

 

×
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook
Twitter
YouTube
LinkedIn
Instagram
Entre em contato conosco!