NBR 15906:2010 – Gestão Empresarial para Serviços Notariais e de Registro

 

 

O que é a norma NBR 15906:2010?

 

A norma ABNT NBR 15906:2010 é uma norma de Gestão empresarial para serviços notariais e de registro – Requisitos. A norma estabelece os requisitos de sistema de gestão empresarial para demonstrar a capacidade dos serviços notariais e de registro de gerir seus processos com qualidade, de forma a satisfazer as partes interessadas, atender aos requisitos legais, elementos de gestão socioambiental, saúde e segurança ocupacional.

Título Idioma Sec.: Enterprise management for offices of register and notorial services – Requirements

A quem se destina a NBR 15906:2010?

 

A todas as organizações, de qualquer tamanho, que fornecem serviços notariais e de registro.

 

Quais os benefícios da implantação da NBR 15906? 

 

– Melhoria da qualidade de atendimento ao público;
– Alinhamento da norma com referencia de sistema de gestão;
– Maior credibilidade da empresa;
– Melhoria nos processos;
– Redução de custos.

 

Certificação PQTA: o que tem a ver com a NBR 15906?

 

O Prêmio de Qualidade Total Anoreg/BR – PQTA, promovido pela Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR), tem por objetivo auditar e premiar os serviços Notariais e de Registro de todo o país, que atendam aos requisitos de excelência e qualidade na gestão organizacional da serventia e na prestação de serviços aos usuários. Para atingir melhores resultados, há uma série de procedimentos analisados pelos auditores e, para ajudar os cartórios a comprovar sua excelência, existe uma certificação específica para o setor.

A Comissão de Estudo Especial de Gestão Empresarial Cartorária (ABNT/CEE-148) elaborou a norma “ABNT NBR 15906 – Gestão empresarial para serviços notariais e de registro”, que estabelece requisitos de um sistema empresarial para demonstrar a capacidade dos serviços notarias e registrais em fazer um serviço de qualidade, satisfazendo as partes interessadas. O PQTA se baseia na NBR ISO 9001:2015, que é a norma de gestão da qualidade.

Categorias de Certificação: Diamante, Ouro, Prata, Bronze.

Os critérios de avaliação são: Estratégia, Gestão Operacional, Gestão de Pessoas, Instalações, Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho, Gestão Sócio Ambiental, Gestão da Informatização e Controle de Dados e Gestão da Inovação.

Quem pode participar? Todos os cartórios brasileiros, de todas as especialidades, independente do tamanho, número de funcionários e localização geográfica.

Clique aqui e saiba mais sobre esta certificação.

 

Posso integrar a NBR 15906 com outras normas?

 

A ABNT NBR 15906, pode ser integrada a outras normas como a NBR ISO 9001:2015 (gestão da qualidade), ISO 14001 (gestão ambiental), ISO 45001, dentre outras.

 

 

Clique nos links abaixo e  leia sobre outras normas:

Responsabilidade Social: SA 8000 ou ISO 26000?

NBR ISO 9001:2015 – Sistema de Gestão da Qualidade

NBR ISO 14001:2015 – Sistema de Gestão Ambiental

NBR ISO 45001:2018 – Sistemas de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional

×
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook
Twitter
YouTube
LinkedIn
Instagram
Entre em contato conosco!