Receita Federal realiza apreensão de 24 fuzis AR-15 e munições no Porto de Navegantes

Portonave – Certificada OEA-Segurança 

 

 

Certificação OEA-Segurança:

 

“Em março de 2016, a Receita Federal do Brasil (RFB) concedeu à Portonave a certificação de Operador Econômico Autorizado (OEA).

O Terminal Portuário foi o primeiro do país a atender às exigências do programa mundial do Comitê da Organização Mundial das Aduanas (OMA) e obter o título. O principal objetivo do Programa OEA é colocar o Brasil em condição de país exportador seguro, aperfeiçoando a cadeia logística brasileira.

O Programa Brasileiro de OEA consiste na certificação dos intervenientes da cadeia logística que representam baixo grau de risco em suas operações, tanto em termos de segurança física da carga quanto ao cumprimento de suas obrigações aduaneiras e tributárias.”

 

Notícia: Receita Federal realiza apreensão de 24 fuzis AR-15 e munições no Porto de Navegantes

A declaração de importação dizia tratar-se de vasos, mas durante a verificação dos contêineres foi possível detectar a fraude.

 Receita Federal realizou no dia 17/10/2019, a apreensão de 24 fuzis AR-15, e 242 munições, no Porto de Navegantes/SC. As armas foram encontradas desmontadas em meio a mercadorias provenientes dos Estados Unidos. No total estavam ocultas em quatro contêineres.

A declaração de importação dizia tratar-se de vasos, mas, durante a verificação dos contêineres, foi possível detectar a primeira fraude: falsa declaração de conteúdo. Na verdade, havia diversas mercadorias como suplementos alimentares, equipamentos médicos, smartphones de última geração, eletrônicos, calçados, roupas e bonés de grifes famosas.

As partes e peças das armas foram encontradas escondidas dentro das mercadorias, o que exigiu um trabalho minucioso da fiscalização, pois praticamente todas as mercadorias tiveram que ser abertas. No total foram verificadas 80 toneladas de mercadorias. O trabalho levou mais de 24 horas para ser concluído.

Foram apreendidos partes e peças suficientes para montagem de, no mínimo, 24 fuzis AR-15. Além disso, foram encontradas 100 munições calibre 9 mm e 142 munições calibre 7.62, munição especial utilizada por atiradores de elite.
As armas e munições serão entregues para a Polícia Federal para perícia e investigação e, na sequência, ficarão sob custódia do Exército Brasileiro.

Fontes e Imagens: 

Portonave – http://www.portonave.com.br/pt/a-portonave/certificacoes-e-premios/
Receita Federal – http://receita.economia.gov.br/noticias/ascom/2019/outubro/receita-federal-realiza-apreensao-de-24-fuzis-ar-15-e-municoes-no-porto-de-navegantes

 

×
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook
Twitter
YouTube
LinkedIn
Instagram
Entre em contato conosco!