Elevando a Ética Empresarial:

Faça da ISO 37001 sua Aliada Contra o Suborno!

 

ISO 37001 – Sistema de Gestão Antissuborno

 

A certificação ISO 37001 é uma norma internacional que trata de sistemas de gestão anti suborno. Ela fornece diretrizes e requisitos para estabelecer, implementar, manter e aprimorar um sistema de gestão eficaz de combate à corrupção e suborno dentro de uma organização. A norma ISO 37001 foi desenvolvida para ajudar as organizações a prevenir, detectar e lidar com casos de suborno e corrupção, demonstrando seu comprometimento com práticas éticas e transparentes nos negócios.

 

 

Qual o objetivo da ISO 37001?

Objetivo da Norma: A ISO 37001 tem como objetivo principal ajudar as organizações a implementar medidas eficazes para prevenir, detectar e responder ao suborno. Isso inclui o desenvolvimento de políticas antissuborno, procedimentos e controles internos.

 

Aqui estão os principais pontos relacionados à certificação ISO 37001:

  1. Âmbito de Aplicação: A norma pode ser aplicada a organizações de todos os tipos, tamanhos e setores, tanto do setor público quanto privado. Ela é flexível o suficiente para ser adaptada às necessidades específicas de cada organização.
  2. Requisitos Gerais: A ISO 37001 estabelece uma série de requisitos que uma organização deve atender para obter a certificação. Isso inclui a implementação de políticas e procedimentos antissuborno, avaliação de riscos, treinamento, comunicação interna e externa, investigações de suborno, controles financeiros e de contabilidade, entre outros.
  3. Comprometimento da Direção: A liderança da organização deve demonstrar um comprometimento ativo com o combate ao suborno. Isso envolve a definição de uma cultura de integridade e a alocação de recursos adequados para a implementação do sistema de gestão antissuborno.
  4. Avaliação de Riscos: A norma exige que a organização identifique, avalie e priorize os riscos relacionados ao suborno. Com base nessa avaliação, a empresa pode implementar medidas preventivas e corretivas adequadas.
  5. Controles Internos: A ISO 37001 destaca a importância de implementar controles internos para prevenir o suborno. Isso pode envolver medidas como auditorias internas, revisões periódicas e monitoramento de transações financeiras.
  6. Treinamento e Conscientização: A norma enfatiza a necessidade de treinamento contínuo para funcionários em todos os níveis da organização. Isso ajuda a garantir que todos compreendam as políticas antissuborno e saibam como agir de acordo com elas.
  7. Investigações e Ações Corretivas: A ISO 37001 orienta a organização sobre como conduzir investigações internas em caso de suspeita de suborno. Também enfatiza a importância de tomar medidas corretivas apropriadas para lidar com casos confirmados de suborno.
  8. Comunicação Externa: A norma aborda a necessidade de comunicar às partes interessadas externas, como clientes, fornecedores e parceiros de negócios, o compromisso da organização com a prevenção de suborno.
  9. Certificação e Auditorias: Para obter a certificação ISO 37001, a organização deve passar por uma auditoria realizada por um organismo de certificação independente. Essa auditoria verifica se a organização atende aos requisitos da norma.

 

A certificação ISO 37001 demonstra o comprometimento da organização em combater o suborno e a corrupção, promovendo a integridade nos negócios e fortalecendo a confiança de clientes, parceiros comerciais e outras partes interessadas. Além disso, ajuda a proteger a reputação da empresa e a reduzir os riscos associados a práticas antiéticas.

 

 

Select language
×
WhatsApp chat