Você sabe o que é suborno para a ISO 37001?

 

A ISO 37001, que trata sobre o suborno, ou melhor, o antissuborno, lida exclusivamente com essa ação, e não engloba fraude, cartéis, lavagem de dinheiro ou outras atividades correlatas. Mas enfim, o que é o suborno, se não uma série de atividades inidôneas?

Segundo o dicionário, suborno significa uma “Ação ou efeito de subornar, de oferecer dinheiro a alguém, buscando obter algo ilegal.” Ou seja, é qualquer ação que ofereça de forma ilegal e intencional um benefício em troca de outro, seja ela em forma de dinheiro, alocação em cargos, favores, presentes e afins.

A norma específica essa definição em seu requisito 3.1, onde fala:

Suborno é qualquer oferta, promessa, doação, aceitação ou solicitação de uma vantagem indevida de qualquer valor (podendo ser financeiro ou não), direta ou indiretamente, e independente de localização em violação às leis aplicáveis, como um incentivo ou recompensa para uma pessoa que está agindo ou deixando de agir em relação ao desempenho de suas obrigações.

Dessa forma, a norma trata de diminuir os riscos de ocorrer qualquer tipo de violação a essa definição, desenvolvendo mecanismos para o seu monitoramento e controle.

Para além, essa ação pode vir de diversas frentes e não se limita a alta direção, podendo ocorrer por meio de:

  • Setores públicos, privados e sem fins lucrativos;
  • Pela organização;
  • Por colaboradores da organização;
  • Por parceiros atuando em nome da organização ou para ela.

Advindo de forma direta ou indireta, como por exemplo por propina oferecida ou aceita. Ou seja, é imprescindível que a organização cuide com os “presentes” recebidos e desenvolva um canal de denúncias anônimo onde todos possam apontar qualquer irregularidade que surja dessas frentes, pois devido a essa abrangência de partes a norma não irá garantir 100% que o suborno não irá ocorrer, mas diminui a sua probabilidade de ocorrência por meio de códigos de conduta, qualificações, treinamentos e monitoramentos, incorporando a ética em sua cultura organizacional.

 

————————————————-

Quer implementar a ISO 37001 e ISO 19600 em sua empresa?


Fale com nossa equipe de consultores e esclareça suas dúvidas.

Fale com um Consultor

 

 

Select language
×
Entre em contato conosco!