PLVB – Programa de Logística Verde Brasil

 

O que é PLVB?

Sob a coordenação do Laboratório de Transporte de Carga (LTC) da COPPE (Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia) /UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), instituição que acumula 10 anos de experiência no tema, o PLVB tem como escopo considerar todas as atividades logísticas, porém, com foco inicial no transporte de carga, em particular pelo modo rodoviário.

Com início em julho de 2016, nos seus primeiros seis meses de atividade, o PLVB tem como objetivo principal desenvolver, elaborar e publicar um Guia de Boas Práticas para o aprimoramento ambiental do transporte de cargas que considerasse (1) o aproveitamento de programas similares já existentes nas Empresas Membro; (2) a experiência nacional e internacional sobre o tema e (3) a consolidação consistente dos resultados esperados. Adicionalmente o PLVB também busca identificar e detalhar diferentes métodos de medição de eficiência energética e emissão de gases de efeito estufa (GEE) com a finalidade de estabelecer uma metodologia comum e difundir boas práticas e histórias de sucesso na área de “frete verde” por meio da divulgação em eventos e da comunicação em diferentes mídias.

 

Objetivo Geral:

 

O Programa de Logística Verde Brasil (PLVB) é uma iniciativa estratégica de um grupo de empresas privadas (denominadas Empresas Membros) que reflete o compromisso com sua responsabilidade socioambiental. O PLVB busca capturar, integrar, consolidar e aplicar conhecimentos com o objetivo de reduzir a intensidade das emissões de gases de efeito estufa, em particular o dióxido de carbono (CO2), dos poluentes atmosféricos e também melhorar a eficiência logística e do transporte de carga no Brasil. O PLVB trabalha com o desenvolvimento progressivo de um programa nacional de sustentabilidade logística que dará autonomia e treinará embarcadores, operadores de transporte, prestadores de serviços logísticos e todos os agentes que apoiem e/ou atuem nestas atividades.

 

Governança e Financiamento:

 

Tipo de programa: o PLVB é um programa liderado por embarcadores, prestadores de serviços logísticos e operadores de transporte, sendo desenvolvido com a cooperação da academia.

Secretariado: O programa é gerido por um grupo que inclui representantes das empresas privadas, poder público e membros da academia.

Fonte de financiamento: O programa é financiado por meio de taxa de adesão.

 

Escopo do programa:

Geografia: O PLVB atua predominantemente no nível nacional (Brasil), podendo considerar o nível regional (América do Sul ou América Latina).

Modos de transportes: O PLVB possui uma abordagem multimodal (modos: rodoviário, ferroviário, navegação interior, marítimo – longo curso e cabotagem, aéreo, dutoviário, centros de transbordo e armazéns).

Membros: O programa visa como membros de uma combinação de embarcadores, operadores de transporte, prestadores de serviços logísticos, centros de transbordo e prestadores de serviços de armazenagem.

Emissões: O PLVB considera as emissões de CO2/CO2e, poluentes atmosféricos (CO, SOx, NOx, PM, HC) e black carbon.

Soluções: O programa abrange soluções para veículos (por exemplo: biocombustíveis, “pneus verdes”, aprimoramento da aerodinâmica, telemática, veículos elétricos etc), operação de frotas (por exemplo: otimização do carregamento dos veículos, compartilhamento de veículos, ecodriving, roteirização inteligente etc), transferência modal (por exemplo: de caminhões para bicicletas, transporte intermodal etc) entre outras soluções.

 

Componentes do programa:

 

Metas: O programa exige que os membros estabeleçam metas de acordo com seu conhecimento, experiência e bom senso e com base nas experiências nacionais e internacionais tomadas como referência.O programa exige que os membros estabeleçam metas de acordo com seu conhecimento, experiência e bom senso e com base nas experiências nacionais e internacionais tomadas como referência.

Ações: O PLVB exige que seus membros desenvolvam planos e implementem ações com base no conhecimento adquirido e compartilhado conforme o programa evolui. Isso é feito com a orientação da academia.

Relatórios de medição e verificação: O PLVB recomenda que seus membros avaliem, relatem e verifiquem seus dados. Entretanto, um padrão para este procedimento ainda está em desenvolvimento.

Colaborações e trocas: O programa facilita a colaboração e o intercâmbio entre os membros e entre as instituições externas interessadas, por meio de reuniões/eventos, estudo de caso das ações implementadas e o estabelecimento de parceiras.

Indicações e reconhecimento: O PLVB promove seus membros por meio de publicidade, promoção e marketing.

 

Veja o vídeo explicativo abaixo:

Fonte vídeo: JJ Vídeos

Fonte: PLVB

 

 

Treinamento PLVB 

Participação do Consultor e Auditor Sandro, no treinamento PLVB, que está sendo realizado no dia 10/04/2019, em SP.

×
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook
Twitter
YouTube
LinkedIn
Instagram
Entre em contato conosco!