PROGRAMAS DE QUALIDADE X CERTIFICAÇÃO ISO.

QUAL A MELHOR OPÇÃO PARA IMPLANTAR NA SUA EMPRESA?

Escritor por Fernanda Barros – Engenheira Civil

 

Muitas pessoas ainda tem dúvidas quanto a implementação de programas de qualidade e de selos ISO’s ou não sabem a diferenciação entre as mesmas.

Neste artigo você terá uma breve explanação da diferença entre as duas opções e poderá julgar qual a melhor opção para a sua empresa.

 

O QUE SÃO PROGRAMAS DE QUALIDADE?

 

Programas de qualidade são metodologias elaboradas por terceiros, onde não possuem acreditação do INMETRO, não havendo reconhecimento nacional e/ou internacional.

Algumas destas metodologias são baseadas em ISO’s, porém, não contemplam todos os requisitos.

 

O QUE SÃO AS ISO’s?

A ISO (International Organization for Standardization), ou Organização Internacional para Padronização, foi criada em Genebra, na Suíça, em 1947.

A ISO foi institucionalizada como uma entidade que tem por objetivo a aprovação de diversas normas técnicas. O selo ISO é reconhecido nacional e internacionalmente, por 146 países, além de que possui acreditação do INMETRO.

 

COMO É REALIZADA A IMPLANTAÇÃO/AUDITORIA DE SELOS DE QUALIDADE?

Normalmente o consultor que realiza a implementação do programa de qualidade, é aquele que realiza a auditoria do sistema. A metodologia usada na auditoria é elaborada pela própria instituição na qual está oferecendo este selo de programa de qualidade. A empresa no qual o consultor/auditor trabalha é que emite o certificado que evidencia que a empresa foi certificada.

 

COMO É REALIZADA A IMPLANTAÇÃO/AUDITORIA DA CERTIFICAÇÃO ISO?

 

A implantação da ISO é realizada por meio de consultoria por empresa especializada ou pessoas que tenham realizado cursos de interpretação/auditoria interna. A auditoria externa, ou seja, a auditoria de acreditação, é realizada por um auditor líder, no qual se especializou e realizou uma prova para ter a competência necessária para realizar tal recomendação. Este auditor líder, que não tem relação nenhuma com a empresa, é enviado por meio de um organismo certificador. Estes, por sua vez, possuem também auditorias regulares do INMETRO.

A auditoria de certificação ISO é realizada baseada nos requisitos da norma em questão, e o auditor precisa obedecer algumas regras na hora de realizar o seu trabalho, baseado na ISO 19011, incluindo sua conduta ética e a imparcialidade.

 

QUAL O TRABALHO PARA IMPLEMENTAR PROGRAMAS DE QUALIDADE E CERTIFICAÇÃO ISO?

 

O trabalho é basicamente o mesmo de implantar as duas formas. Porém, quando se pensa que os programas de qualidade são baseados nas normas ISO, não possuem reconhecimento nacional e/ou internacional e não há uma entidade que regulamente este sistema de gestão, é importante se questionar: por que então não implantar diretamente a ISO, que possui garantia de qualidade INMETRO, é segura e reconhecida no mundo todo?

Agora que você já sabe a diferença entre as duas formas de certificação, os prós e contras de cada modalidade, você poderá julgar qual se aplica melhor ao seu modelo de empresa. E lembre-se: independente da certificação escolhida, o que importa é a integração dos processos, recursos e pessoas para ter uma gestão eficaz.

×
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Facebook
Twitter
YouTube
LinkedIn
Instagram
Entre em contato conosco!