Certificação ISO 37301

O que é a ISO 37301? Quais os benefícios?

Principais mudanças da ISO 19600 para ISO 37301?

 

No mundo empresarial em constante evolução, a ética corporativa e a conformidade tornaram-se mais importantes do que nunca. A Certificação ISO 37301 surge como um farol, oferecendo às organizações um guia confiável para fortalecer suas práticas de governança, ética e conformidade. Neste artigo, vamos explorar como a ISO 37301 pode ser a chave para um futuro mais ético e bem-sucedido.

 

O Que é a Certificação ISO 37301?

A Certificação ISO 37301 é um padrão internacional que estabelece diretrizes para sistemas de gestão de compliance eficazes. Seu foco abrange desde a identificação e avaliação de riscos até a implementação de medidas para garantir a conformidade com leis, regulamentos e padrões internos. Em um cenário onde as empresas enfrentam desafios cada vez mais complexos, a ISO 37301 oferece um roteiro confiável para aprimorar a ética nos negócios e a conformidade legal.

 

Sobre as mudanças da ISO 19600 para ISO 37301

 

A ISO 37301 substituiu a ISO 19600 como norma internacional para sistemas de gestão de compliance. A ISO 19600 foi a primeira norma global a abordar especificamente sistemas de gestão de compliance, lançada em 2014. No entanto, a ISO 37301 foi desenvolvida posteriormente para aprimorar e ampliar as diretrizes e requisitos estabelecidos na ISO 19600.

A transição da ISO 19600 para a ISO 37301 não é uma exigência obrigatória, mas muitas organizações podem optar por migrar para a ISO 37301 devido às suas vantagens e atualizações significativas em relação à ISO 19600. A ISO 37301 fornece um enfoque mais abrangente na gestão de compliance, enfatizando a avaliação e o tratamento de riscos, a melhoria contínua e a integração da conformidade nas operações e processos da organização.

Para obter a certificação ISO 37301, a organização precisa implementar um sistema de gestão de compliance que atenda aos requisitos estabelecidos na norma. A certificação é concedida após uma avaliação realizada por um organismo de certificação independente. Durante a auditoria, a organização é avaliada quanto à conformidade de suas práticas com os requisitos da ISO 37301.

Ao obter a certificação ISO 37301, a organização demonstra seu compromisso com a conformidade, ética e governança eficaz. A certificação pode ser uma maneira eficaz de comunicar a clientes, parceiros comerciais, investidores e outras partes interessadas que a organização adotou práticas sólidas de gestão de compliance, aumentando a confiança e a reputação da empresa.

Estas são algumas das principais mudanças e aprimoramentos da ISO 37301 em relação à ISO 19600:

  1. Foco em Riscos e Oportunidades:
    • A ISO 37301 enfatiza a avaliação de riscos e oportunidades relacionados à conformidade, ajudando as organizações a identificar áreas de maior risco e a tomar medidas preventivas e corretivas apropriadas.
  2. Integração com a Gestão de Riscos e outros Sistemas de Gestão:
    • A ISO 37301 incentiva a integração dos sistemas de gestão de compliance com outros sistemas de gestão da organização, como qualidade, meio ambiente e saúde e segurança ocupacional, visando uma abordagem mais holística e eficiente.
  3. Ênfase na Cultura de Compliance:
    • A nova norma dá mais ênfase à promoção de uma cultura de compliance, que envolve desde a alta direção até todos os níveis da organização, para criar um ambiente onde a conformidade seja uma parte natural da operação.
  4. Envolvimento da Alta Direção:
    • A ISO 37301 requer um comprometimento mais ativo e envolvimento da alta direção na implementação e manutenção do sistema de gestão de compliance.
  5. Avaliação de Desempenho:
    • A norma enfatiza a necessidade de avaliar o desempenho do sistema de gestão de compliance e a eficácia das medidas implementadas, permitindo ajustes e melhorias contínuas.
  6. Melhoria Contínua:
    • A ISO 37301 enfatiza a importância da melhoria contínua dos processos de gestão de compliance, incentivando a análise regular e a adaptação do sistema às mudanças nas circunstâncias.
  7. Contexto Organizacional:
    • A nova norma considera mais detalhadamente o contexto organizacional, incluindo influências internas e externas, para garantir que o sistema de gestão de compliance seja adaptado às características específicas da organização.
  8. Processos Integrados:
    • A ISO 37301 incentiva a integração dos processos de compliance nas atividades cotidianas da organização, evitando a duplicação de esforços e otimizando os recursos.

 

 

Benefícios da Certificação ISO 37301:

 

  1. Promoção da Ética Corporativa: A ISO 37301 encoraja uma cultura de ética desde a alta direção até os níveis operacionais, reforçando a importância da integridade e da responsabilidade em todas as ações empresariais.
  2. Maior Transparência: Ao implementar a ISO 37301, as empresas são incentivadas a adotar processos transparentes e abertos, promovendo uma abordagem mais honesta e responsável em todas as operações.
  3. Gestão Proativa de Riscos: A norma auxilia na identificação e avaliação de riscos de conformidade, permitindo que a empresa adote medidas preventivas para mitigar ameaças potenciais.
  4. Conformidade Sustentável: A ISO 37301 fornece um sistema robusto para garantir a conformidade com leis e regulamentos, minimizando o risco de multas e penalidades legais.
  5. Impulso para a Reputação: Empresas certificadas pela ISO 37301 podem destacar seu compromisso com a conformidade e a ética, melhorando sua reputação junto a clientes, parceiros e investidores.
  6. Eficiência Operacional: A implementação de um sistema de gestão de compliance eficaz ajuda a otimizar processos internos, reduzindo custos e aumentando a eficiência operacional.

 

A Certificação ISO 37301 não é apenas um selo de conformidade; é um investimento no futuro ético e bem-sucedido de uma organização. Com uma cultura de ética fortalecida, transparência aprimorada e uma abordagem proativa para lidar com riscos, as empresas podem trilhar um caminho mais seguro e confiável em um cenário empresarial desafiador. Ao abraçar a ISO 37301, as organizações não apenas adotam práticas de conformidade, mas também moldam um ambiente onde a ética e o sucesso andam de mãos dadas.

Select language
×
Entre em contato conosco!